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1º Circuito Aberto de Paintball Cenário/2009 (1 visualizando) (1) Visitantes
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TÓPICO: 1º Circuito Aberto de Paintball Cenário/2009
#550
rogertech ()
Raposas Radicais Paintball
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Sexo: Masculino Raposas Radicais Paintball rogerio.amorim@rogertech.com.br Localização: Brasil - SP/SP Data de Nascimento: 1983-12-13
1º Circuito Aberto de Paintball Cenário/2009 15 Anos, 3 Mêss ago  



1º Circuito Aberto de Paintball Cenário/2009

(Band of Brothers)


Regras Gerais


Campos Participantes:



Delta Paintball -------------------------- Jungle Paintball ---------- Cães de Guerra
Vargem Grande Pta/SP ------------- Bragança Paulista/SP ------- Ibiúna/SP


Regras Cenário - Real Action

As Regras dos jogos de Cenário - Real Action que serão usadas no circuito, serão regras únicas para todos os eventos do calendário/2009, com variações/opções e níveis que melhor se adequarem a cada etapa, na qual será decidido pela organização.

No Paintball todos os participantes são jogadores de nível e mantêm junto aos amigos companheiros disciplina e bom senso dentro e fora do campo; respeito, confiança e honestidade são esperados de todos. ‘Jogos’ de Cenário - Real Action, Woods, Temáticos ou Survival vem ao longo de sua existência _base_ados na honra.


Cláusula 1ª BARREL SOX - Uso obrigatório do acessório de segurança Barrel Sox; o jogador que não possuir o Barrel Sox não entra em campo e principalmente nem monta seu equipamento para jogar.

O único local em que o jogador poderá permanecer sem o Barrel Sox será dentro da área de jogo (Durante o Jogo), não existe outro local ou justificativa que autorize e/ou garanta que o marcador fique desprovido deste equipamento de segurança, caso contrário o jogador será suspenso do evento e poderá sofrer e arcar com as conseqüências.

Observação: O jogador que não possuir o Barrel Sox deverá procurar o responsável pelo campo ou um dos organizadores do evento para providenciar o acessório através de compra ou locação.



Cláusula 2ª MÁSCARA – Equipamento de uso obrigatório, nunca tire a máscara dentro da zona de combate, sendo que a retirada da mesma coloca o jogador em risco eminente de acidente grave ou até mesmo levá-lo a morte; a máscara só poderá ser retirada fora da área de combate ou na Safety Zone, depois de observado os princípios de segurança pelos Rangeres a todos os jogadores.



Cláusula 3ª PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA - Todo jogador deverá observar os 5 (cinco) princípios básicos de segurança ao entrar ou sair da área de jogo, na Safety Zone e em áreas comuns:

1) Marcador desengatilhado,
2) Travado,
3) Dedo fora do Gatilho,
4) Cano voltado para baixo e
5) Barrel Sox acoplado na ponta do cano do marcador.

Fiscais de porta (Passagem dos jogadores da Safety Zone para o campo/área de jogo) estarão controlando/observando os princípios de segurança e sempre atentos ao nº. de jogadores dentro e fora da área de jogo.
Cláusula 4ª CRONOGRAFAGEM - Antes do início do evento, todo jogador deverá localizar a área de cronografagem e passar todos os seus marcadores para checagem e lacração/identificação, a regra é válida a todos, independentemente se o jogador é novato ou experiente ou ainda se possui equipamento próprio ou locado do campo.

A cronografagem também poderá ocorrer durante e após o encerramento do evento, os marcadores deverão ser ajustados com no máximo 270 FPS, com tolerância máxima observada de 10 FPS.

A organização do evento estará dispondo de no mínimo 04 cronógrafos para verificação de todos os marcadores; aconselhamos a todas as equipes que oportunamente providenciem também um cronógrafo.


Cláusula 5ª HIGIENE/LIXO/LIMPEZA - Cada participante é responsável pelo seu lixo! Deve entregar o local limpo, sem lixo! As marcas dos tiros são Biodegradáveis!

Para a limpeza dos tiros tanto na roupa como no marcador e máscara, deve ser usado panos, e não papel higiênico.

Cada jogador é responsável pela sua limpeza (tiros), devendo se certificar que está limpo para próxima missão, para não correr o risco de ser eliminado por tiros "antigos".



Cláusula 6ª INÍCIO/FIM DOS JOGOS - O inicio e o fim dos Combates/Jogos serão marcados por um som de apito; em casos de campos com grades dimensões os mesmos poderão ser acionados por Rojões ou Morteiros.

Antes do inicio e depois do fim dos confrontos é expressamente proibido disparar os Marcadores no campo de combate.


Cláusula 7ª OCORRÊNCIAS/ACIDENTES - Caso o participante se machuque ou veja alguém ferido deve pedir AJUDA o mais rápido possível; no caso de ferido deve-se gritar “Ferido Rea!”, o jogador entra em STOP até que o problema seja resolvido ou que o socorro chegue.

Não tente prestar socorro a um ferido se você não for habilitado. O evento terá a presença de uma Ambulância ou Resgate com pessoas especializadas, e organização do evento terá pelo menos duas (2) pessoas habilitadas com curso de primeiros socorros.

Nunca deixe de reportar à organização qualquer machucado ou ferimento que tenha ocorrido durante o evento, assim como qualquer tipo de mal estar.

Observação: Aconselhamos a todas as equipes de Paintball que procurem colaborar com a segurança e a eficiência do esporte, dispondo/treinando também em sua equipe pelo menos 01 integrante com curso de primeiros socorros.
Cláusula 8ª DISCIPLINA E BOA CONDUTA - Evite discussões desnecessárias com os colegas, lembre-se que todos estão no evento para diversão e integração, siga sempre as seguintes orientações:

a) não efetuar disparos no adversário além do necessário (Over Shot), caso um jogador seja atingido e não saia da área de jogo para a Safety Zone ou não se identifique como atingido, solicitar a presença do Ranger para verificação (Check Paint),

b) aconselhamos evitar disparos com distância inferior a 06 (seis) metros, não havendo a possibilidade, pedimos que os mesmos sejam efetuados em pontos não vitais do corpo (Cabeça, Pescoço e Genitais)

c) não serão tolerados gritos, acusações, xingamentos ou outras formas de intimidações para excluir um jogador da partida, apenas marcas de tinta excluem o jogador da partida,

d) qualquer indisciplina, desobediência ou desrespeito ás regras do evento, aos Rangeres, a qualquer jogador ou organizador do evento resultará em exclusão imediata do jogo,

e) as decisões e/ou apontamentos efetuados pelos Rangeres deverão ser respeitados acima de tudo,

f) primamos pelo “FAIR PLAY” – “JOGO LIMPO”, e todo jogador de Paintball joga o esporte de forma inteligente e correta.



Cláusula 9ª RENDIÇÃO - Poderá haver rendição e está será opcional; todo Jogador pode ordenar a rendição de um adversário ou unidade adversária, geralmente quando estes estiverem em menor numero, ou em local cercado.

Para render um oponente deve-se ordenar em voz alta para o adversário- "Renda-se ou Rendido” (dentro de uma área máxima de 4m), neste caso se o oponente optar pela rendição, ele deverá levantar o marcador e ir para Safety Zone.

Observação: Lembramos mais uma vez que a rendição é opcional o jogador a ser rendido não é obrigado a render-se.

AUTO-RENDIÇÃO - Qualquer unidade ou jogador pode se render, pois podem se encontrar numa situação de emboscada ou limitação de atuação de jogo, neste caso ele deverá levantar seu marcador, render-se e deslocar-se para a Safety Zone como se estivesse eliminado. Resumindo, a rendição e a auto-rendição são como a eliminação.

É expressamente proibida qualquer forma de agressão verbal na rendição.

É expressamente proibido disparar em um jogador que se rendeu.



Cláusula 10ªPARTICIPAÇÃO – Só poderá participar jogadores com idade a partir de 16 anos, sendo que os jogadores abaixo de 18 anos deverão ter autorização assinada pelo Pai ou Mãe ou Representante Legal.


Cláusula 11ªEQUIPAMENTOS - Fica autorizada a utilização dos seguintes equipamentos de Paintball:

- Marcadores (_base_ de CO², Ar Comprimido e Propano),
- Granadas a _base_ de tinta,
- Bombas de fumaça (sendo proibido acionamento por explosão) e
- Demais equipamentos voltados exclusivamente á prática do Paintball.

Observação: Todos estes equipamentos atípicos para o evento devem passar pela vistoria da organização e serem aprovados: (Granadas de Paintball, Veículos, Tanques, Lançadores Pessoais, etc.).


Cláusula 12ªPROIBIÇÕES – No dia do evento, não será permitida a entrada de bebidas alcoólicas e não haverá venda das mesmas; consequentemente não serão toleradas situações de embriagues, vícios, brigas e outras atitudes não condizentes com a percepção física, mental e motora normais.

A organização do evento estará autorizada a retirar do jogo, qualquer jogador (no período do jogo) que for flagrado com drogas ou bebidas alcoólicas.

Demais proibições/restrições:

a) Nunca olhe pelo cano do marcador, e trate o mesmo como se estivesse sempre carregado com munição e gás, mesmo que não esteja,

b) proibido qualquer manuseio de bombas ou artefatos a _base_ de pólvora ou ainda de qualquer substância que possa provocar incêndio, corrosão ou explosão sendo seu acionamento via pavio ou impacto,

c) expressamente proibido a entrada e o porte de armas de fogo e/ou armas brancas no local do evento, a salvo oficiais da lei que estiverem em serviço e não estiverem participando do evento.

Observações: Aconselhamos a todos os participantes do evento que:

a) não exponham seus equipamentos de qualquer modelo ou marca fora do campo de Paintball,

b) não forneçam os marcadores para pessoas não habilitadas ou que desconheçam os equipamentos e o esporte, pois esta atitude pode resultar em acidentes graves levando a pessoa á morte e o jogador a ser expulso do jogo, além de estar impedido de participar de outras competições e eventos do calendário, podendo ainda responder por ação de imprudência e crime.


REGRAS DE COMBATE


Não haverá pausa ou tempo dentro dos combates para manutenção em equipamento, recargas de gás ou munição, por isso tomem cuidado para não ser alvejado nesse momento.

Caso o jogador abandone o jogo por qualquer motivo acima, ou ainda por necessidades fisiológicas, o mesmo terá uma vida a menos.

Ficara a cargo de cada líder de Time, decidir como se fará às estratégias e planos para as missões, assim como entrar em um acordo quanto cada jogador levará da munição de sua cota, para cada missão.

É expressamente proibido atirar em jogadores que estejam demonstrando estar eliminados (mortos, com as mãos ou com o marcador levantados acima da cabeça), estando eles parados ou em deslocamento para o Safety Zone.

É permitido o uso livre de rádios, telefones cel., escutas, dispositivos de vigilância, lanternas, filmadoras, maquinas fotográficas, e visores noturnos.


ESPECIALISTAS

Médicos:
Médicos na verdade são combatentes, eles têm a capacidade de “curar” os soldados de sua equipe que foram alvejados em áreas não letais (braços e pernas) e assim trazê-los ao combate rapidamente.

Eles portam marcadores como qualquer outro jogador e podem jogar livremente, como for determinado pela equipe. (Deverá haver sempre 01 médico para cada grupo de 10 jogadores).

Opções para utilização do Médico no Cenário – Real Action:
Opção 1: Basta apenas o médico limpar o jogador marcado.
Opção 2: Usando para isso pequenas ataduras cedidas pela organização.
Opção 3: Não haverá a figura do Médico ( vai valer o corpo inteiro).


DEFINIÇÃO DAS REGRAS NA UTILIZAÇÃO DO MÉDICO

Tiro nos membros = ferido:

Braços: O Jogador não poderá mais usar os braços (mesmo tendo sido atingido em só um braço, vale para os dois) ele não poderá disparar sua arma, usar um radio ou ajudar o colega em funções onde precise dos braços, mas poderá se locomover e se comunicar com sua equipe sem restrição (Grito), sempre com os braços cruzados no peito com seu marcador!

Seu quadro só será revertido (voltar a poder usar os braços) se for atendido pelo "Médico" do seu Time.

Obs.: Braços = Braço, Antebraço e Mão.


Pernas: O Jogador não poderá mais se locomover (mesmo sendo atingido em só uma perna) deverá ficar sentado ou deitado. Podendo normalmente usar seu marcador ou se comunicar com seus colegas, onde estes podem ajudá-lo carregando ou arrastando para um local seguro.

Seu quadro só será revertido (voltar a andar) caso seja atendido pelo "Médico" do seu Time.

Obs.: Pernas = Coxa, Perna e Pé.

Jogador 'ferido' que seja pego não obedecendo às regras de 'ferimento' será penalizado com eliminação imediata do jogo e demais partidas no dia.

Caso o Jogador ferido, durante esse momento for atingido novamente nos membros, seu quadro permanecerá igual, a não ser que seja atingido em membros diferentes, contraindo assim as seqüelas do novo ferimento.

Ex1: Jogador com tiro no braço, que em seguida recebe um tiro na perna, ele agora além de não poder atirar, não poderá se locomover!

Ex2: Jogador com tiro no braço, que em seguida recebe um tiro fatal (Troco ou Cabeça), ele está eliminado/morto e deve retornar a Safety Zone.

O "ferido" pode e deve chamar o "Médico" de sua equipe para socorrê-lo.

O "Médico" é um Jogador escolhido pelo seu Time devidamente identificado, que será responsável pelo atendimento dos feridos no campo de jogo.

Ele levará consigo "curativos" que ira usar nos feridos amarando o curativo em cima dos tiros (caso a organização opte pela utilização dos curativos) possibilitando assim o retorno dos soldados ao combate.

Para tanto, cada médico terá um total de bandagens (definido pela organização) para as quantidades de missões por Jogo, sendo 01 curativo para cada tiro.

Caso o "Médico" seja atingido e ferido nas pernas, ele poderá se "tratar sem problema".

Caso o "Médico" seja atingido e ferido nos braços, ele não pode se "tratar" e nem atender outros colegas, até que outro "Médico" o atenda.

Caso o "Medico" seja atingido "fatalmente" e se retire do combate, nenhum outro membro de sua equipe pode tomar seu lugar ou seus "curativos”, somente outro médico.

Jogador que atinge outro Jogador do mesmo time o elimina da mesma forma, isso é considerado "fogo amigo" e ele entra nas mesmas condições de ferimentos citados acima.







Armeiro:
Eles portam marcadores e jogam livremente, mas tem a capacidade de consertar os marcadores atingidos em combate, pois os equipamentos marcados com disparos de tinta (loader, cilindro, corpo do marcador) não podem ser usados.

Para isso o Armeiro deve ser chamado e então limpar a área afetada do marcador (Deverá haver sempre 01 Armeiro para cada grupo de 10 jogadores):

Opções para utilização do Armeiro no Cenário – Real Action:
Opção 4: Basta apenas o armeiro limpar o marcador/equipamento.
Opção 5: Instalando uma fita colorida (cedido pela Organização) no cano do marcador, indicando assim o processo de manutenção.
Opção 6: Não haverá a figura do Armeiro (Marcas de tinta nos equipamentos não eliminam o jogador).


DEFINIÇÃO DAS REGRAS NA UTILIZAÇÃO DO ARMEIRO

Tiro no Marcador (loader, cilindro, corpo do marcador) não elimina o combatente, mas tira o marcador fora de combate.

O Jogador deve procurar ou chamar o "Armeiro" da sua unidade e "fazer o conserto" (limpeza e/ou etiquetação do Marcador – conforme determinado pela opção utilizada) para assim voltar a atirar.

Caso o Jogador seja pego usando um marcador alvejado (sujo de tinta) será penalizado com a eliminação imediata do jogo e demais partidas no dia.



Engenheiro:
Especialista utilizado no cumprimento de diversas missões dentro do jogo, sua função principal é concluir e executar com êxito estas missões onde só ele e apenas ele tem o segredo ou o equipamento necessário para a realização.
Eles também portam marcadores e jogam livremente.

Quando qualquer jogador localizar o artefato e ou equipamento que só o Engenheiro pode manusear, este deverá solicitar a sua presença para conclusão da missão. (Deverá haver sempre 01 Engenheiro para cada grupo de 10 jogadores):

Opções para utilização do Engenheiro no Cenário – Real Action:
Opção 7: Basta apenas o Engenheiro desarmar ou operar o equipamento.
Opção 8: Solicitando autorização ou senha junto a organização para o cumprimento da missão.
Opção 9: Não haverá a figura do Engenheiro. (Qualquer jogador poderá cumprir as missões especiais).






ELIMINAÇÕES
(Mortes)

Os Rangeres possuem a palavra final a respeito de eliminações dentro dos combates, devendo assim ser respeitado acima de tudo suas decisões !!!!

Será considerado "morto ou eliminado" o Jogador que for atingido por projétil de paintball e esse estourar manchando o jogador e assim comprovando a sua eliminação.

Opção 10: Corpo inteiro.
Opção 11: Tronco (Frente e Costas) e cabeça.

Projétil de paintball que atingir o Jogador e não estourar não vale como eliminação, a não ser que o Jogador por ato de Fair Play se elimine levantando o marcador.

Respingos não serão considerados eliminação, somente tiros diretos.
Respingos só serão considerados eliminação quando provier de uma granada de paintball.



RATIFICAÇÃO DE REGRAS BÁSICAS DENTRO DA ÁREA DE JOGO

O jogador que alvejar um adversário deve cessar fogo imediatamente assim que o atingido levante sua arma, caso contrario será considerado excesso de tiro (Over shot), punido com a eliminação do infrator daquela partida.

Logo que o Jogador perceba que foi atingido "fatalmente”, ou que algum Ranger o elimine, esse deve o mais rápido possível levantar o marcador acima da cabeça e se possível gritar "MORTO" para que os adversários cessem os disparos evitando assim o excesso de tiro (Over shot) no jogador.

Caso o Jogador sinta um impacto de tiro e levante o marcador acima da cabeça (se eliminando) deverá sair do jogo, mesmo que logo descubra que o tiro não estourou.

O Jogador "morto!" deverá se retirar do local de combate o mais rápido possível, e se dirigir a Safety Zone CALADO! Sendo proibido falar com alguém, passar material, fazer gestos ou reclamações, pois poderá ser eliminado do jogo.

Para se locomover, o Jogador "morto!" deverá permanecer com o marcador acima da cabeça.



REGRAS PARA UTILIZAÇÃO DE MUNIÇÃO

Será dividida em dois níveis que serão decididas/escolhidas pela organização em cada etapa do Circuito.

Algumas regras especiais para o uso e manejo do municiamento que dizem respeito à carga, recarga e transporte das bolinhas (munições), serão listadas e deverão ser compreendidas e aceitas de forma a conseguirmos alcançar as _meta_s nos eventos, são elas:

NIVEL 1:

Fica pré-estabelecido o volume máximo de 150 bolinhas por partida, sendo elas distribuídas em contêineres em frações máximas de 50 bolinhas (ou seja, no máximo 03 speed-tubes com 50 bolinhas cada)

Dessas 150 bolinhas, será permitido ao Jogador iniciar a partida com o máximo de 50 bolinhas previamente carregadas, e os demais (100 bolinhas) se prestarem à recarga no decorrer da partida.

Nessa consciência, um jogador nunca poderá carregar de uma só vez, mais que 50 bolinhas em seu marcador.

A recarga somente poderá se dar quando não mais houver bolinhas no carregador do marcador (Loader).

Será autorizado qualquer modo de disparo, “MENOS TIROS CEGOS” o jogador será advertido na primeira vez e retirado do jogo na segunda advertência.

Será permitido o repasse de munição de um jogador para o outro com as seguintes condições:

- o jogador que fornecer, não poderá estar fora do jogo (MORTO), o “SAM” não poderá repassar munição caso acontecer, os dois jogadores serão retirados do jogo.

Não será permitido o confisco de munição do adversário, em hipótese alguma.

Será permito que cada time tenha um Operador de Marcador de alta cadência (chamado de SAM - Squad Automatic Marker, que para nós seria o mesmo que Metralhadora de Suporte de Tropa), que será autorizado a carregar 200 bolinhas no loader no início da partida e ter mais 03 cargas de 100 bolinhas. Portanto, totalizando 500 bolinhas/Máx por partida.


NIVEL 2:

Fica pré-estabelecido o volume máximo de 300 bolinhas por partida, sendo elas distribuídas em contêineres em frações máximas de 100 bolinhas (ou seja, no máximo 02 speed-tubes com 100 bolinhas cada)

Dessas 300 bolinhas, será permitido ao Jogador iniciar a partida com o máximo de 100 bolinhas previamente carregadas, e os demais (200 bolinhas) se prestarem à recarga no decorrer da partida.

Nessa consciência, um jogador nunca poderá carregar de uma só vez, mais que 100 bolinhas em seu marcador.

Demais pontos/considerações idem NIVEL 1.

Os casos à parte serão avaliados pela Organização que dará o parecer final sobre a utilização/situação.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Inscrição:
Fica estabelecido que para todas as etapas do 1º Circuito Aberto da Paintball Cenário/2009, os seguintes valores:

- R$ 40,00 (Quarenta Reais) com direito a 01 recarga de CO², para jogadores com marcadores/equipamentos próprios, e

- R$ 65,00 (Sessenta e Cinco Reais) com direito a 01 recarga de CO², para jogadores que não possuem marcadores/equipamentos próprios e utilizarão equipamentos da organização do evento/campo.


Não haverá disponibilidade de recarga de Ar Comprimido nas etapas do Circuito


As inscrições poderão ser realizadas de 02 formas:

- Através de deposito em conta corrente e envio das informações básicas a organização do evento (Fax ou e-mail), ou

- Pagamento diretamente no local no dia do evento junto a organização.

OBS: Os jogadores deverão preencher no dia do evento o TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E PARTICIPAÇÃO em cada etapa do Circuito; para tanto pedimos que os participantes sempre cheguem com antecedência mínima de 01:30 hora antes do início de cada evento.



Calendário:
As etapas do 1º Circuito Aberto de Paintball Cenário/2009 estão definidas da seguinte forma:


Equipe/_base_ Data Etapa Nome Evento.
Cães de Guerra 14/03/09 (Sábado) 1ª Etapa Day of Days
(Ibiúna – SP) Jogo Noturno

Cia. Easy 24/05/09 (Domingo) 2ª Etapa Crossroad
(Bragança Pta – SP) Jogo Diurno

Pathfinder/Delta 26/07/09 (Domingo) 3ª Etapa A definir
(Vargem Gde Pta – SP) Jogo Diurno

Campo a Definir 15/11/09 (Domingo) 4ª Etapa A definir
Á Definir

“Caso haja a necessidade da remarcação/alteração de alguma data, a organização do Circuito comunicará com antecedência.”


A organização fornecerá em cada evento todos os equipamentos e/ou acessórios necessários ao cumprimento das missões, com por Ex: Escudos.

Não serão autorizados a utilização de equipamentos não definidos nestas regras e/ou aprovados pela organização.

Cada _base_/Equipe juntamente com a organização estará divulgando com antecedência a cada evento uma prévia de cada jogo com suas respectivas missões, tarefas, objetivos e opções de utilização do Cenário – Real Action.

“Aguardamos a presença de todos os jogadores e equipes de Paintball.”

1º Circuito Aberto de Paintball Cenário/2009
Conselho/Organização dos Eventos

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Última Edição: 2009/01/28 16:23 Por rogertech.
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#551
Re:1º Circuito Aberto de Paintball Cenário/2009 15 Anos, 3 Mêss ago  
Beleza. Pena que será tão longe de nós...
 
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#556
rogertech ()
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Re:1º Circuito Aberto de Paintball Cenário/2009 15 Anos, 2 Mêss ago  
Visitem o site www.raposasradicais.com.br para ver as informações dos eventos.
 
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#557
Maia ()
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Re:1º Circuito Aberto de Paintball Cenário/2009 15 Anos, 2 Mêss ago  
Se fosse coisa de 400 km até que dava prá ir...
 
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