Fórum Paintball Sergipe
Seja bem-vindo, Visitante
Favor Entrar ou Registrar.    Esqueceu a senha?
Função dos canos nos marcadores (1 visualizando) (1) Visitantes
Ir para baixo Postar Resposta Favorecido: 0
TÓPICO: Função dos canos nos marcadores
#741
Função dos canos nos marcadores 14 Anos, 3 Mêss ago  
Os canos dos marcadores de paintball cumprem uma única função, acelerar a bolinha até que a mesma atinja a velocidade de 300 pés por segundo. Eles também ajudam na precisão do tiro, mas isso vai ficar para um próximo artigo. A bolinha de paintball sofre uma aceleração incrí vel durante seu percurso dentro do cano de um marcador. A bola acelera a aproximadamente 50,000 pés por segundo para chegar a 300 pés por segundo ao final da distância de 10 polegadas.

O tempo total que uma bola demora a percorrer o comprimento do cano é de aproximadamente 6 milisegundos e isso significa que a bola está sob uma força gravitacional de 1500 GA´s enquanto é lançada para fora do cano.

A pressão do ar atrás da bola é o que causa essa aceleração. Essa pressão varia de 50 a 125 psi (libras por polegada quadrada) dependendo do marcador. A pressão atrás da bola atinge seu pico logo que a bola começa a se mover e conforme a bola se move o espaço ocupado pelos gases aumenta e consequentemente a pressão diminui. Por isso pode se dizer que marcadores de baixa pressão é um mito já que na realidade todos os marcadores atiram a uma pressão bem menor que 200 psi.

Pressão de mais de 150 psi aplicada à bola geralmente vai fazer com que a bola estoure ainda dentro do cano devido à aceleração e força gravitacional em excesso. É simples entender que quanto mais forte se empurra algo maior será a aceleração e menor será a distância necessária para que este objeto atinja a velocidade desejada. Então qual a distância que precisamos para acelerar uma bola de paintball? O comprimento de um cano começa onde a bola está parada e vai até o ponto do cano onde a pressão é liberada. Isso geralmente ocorre nos primeiros furos dos canos. Os buracos estão lá para liberar a pressão dos gases! Ou seja, a aceleração da bola termina onde os buracos começam.

Isso faz com que canos de 14 polegadas tenham um comprimento de aproximadamente 7 polegadas. Ago ra a questão é qual a distância que uma bola de paintball precisa percorrer dentro de um cano antes que a pressão atrás dela diminua a ponto de não ter mais nenhum efeito na aceleração da mesma? A resposta é de 8 a 10 polegadas. A Air Gun Designs descobriu isso depois de realizar diversos testes em equipamentos de precisão desenvolvidos para este fim.

Se sua arma gera uma pressão de 100 psi atrás da bola em seu momento de pico um cano mais curto será suficiente, se a pressão for menor provavelmente um cano maior será necessário. Então em se tratando de eficiência, o comprimento ideal de um cano de marcador de paintball é de 8 a 10 polegadas de comprimento. Como os canos de duas partes e com um comprimento de 5-6 polegadas são os mais utilizados hoje em dia é razoável presumir que ele é uma das razões pelas quais escutamos reclamações sobre consumo excessivo de ar.

Em alguns casos existe uma boa razão para se utilizar um cano de comprimento curto. Canos mais curtos co rtam a aceleração de forma brusca ao aliviar a pressão dentro do cano e isso gera uma menor variação na velocidade das bolas criando assim um agrupamento menor. Isto se traduz em um ganho na precisão devido a maior consistência por tanto se é isso que você busca e está disposto a aumentar um pouco o seu consumo de ar, vá em frente.

Fonte: http://universopaintball.com.br
 
Logado Logado  
 
Última Edição: 2010/01/04 16:00 Por Marcus Hora.
  O administrador desabilitou acesso publico para escrita.
#743
Re:Função dos canos nos marcadores 14 Anos, 3 Mêss ago  
Valeu Marcus. Materia interessante!
Porem, na pratica, canos maiores fazem diferenca sim.
Ponha tb a fonte da matéria.
 
Logado Logado  
  O administrador desabilitou acesso publico para escrita.
#744
Re:Função dos canos nos marcadores 14 Anos, 3 Mêss ago  
A matéria vem alertar para funcionalidade dos furos dos canos.

Ex: Se o cano é 16" mais os furos iniciam na _meta_de do cano ele perdera preção logo e vai se comportar como um cano de 8" na questão preção e velocidade da bolinha, mais na questão precisão ai sim ele vai fazer diferença.

O alerta da materia que dizer o seguinte prefira canos longos sem furos ou ranhuras...
 
Logado Logado  
  O administrador desabilitou acesso publico para escrita.
Ir para cima Postar Resposta
Traduzido por JoomlaClube
Powered by FireBoard

Links Patrocinados
Copyright © 2006 - 2024 Paintball Sergipe
Desenvolvido pela Nettrend Tecnologia | Powered by Joomla