COE/SE faz simulação usando Paintball PDF Imprimir E-mail
O Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (COE), encerrou nesta quinta-feira, 5, um treinamento de combate com armas especiais, que ejetam munições não-letais carregadas com tinta. A estratégia é evitar acidentes com armas reais e avaliar a precisão e a habilidade dos soldados em situações de confronto.

O cenário escolhido foi a desativada Casa de Detenção de Aracaju, localizada no bairro América, e contou com a utilização de pistolas e metralhadoras de paintball. A instrução envolveu 36 integrantes da tropa de elite da PM, que simularam resgates de reféns em ambientes confinados e troca de tiros dentro de prédios e corredores de difícil acesso.

Foram utilizadas mais de 3,5 mil munições durante os três dias de instrução. A meta principal foi testar como os policiais pôem em prática a estratégia e o planejamento prévios. "Os participantes têm que buscar e capturar os suspeitos. Quando há reação, podemos avaliar como o grupo reage e mensurar a eficiência alcançada", explica o comandante do COE, capitão Luis Henrique Rocha.

As equipes se revezaram nas funções de policiais e bandidos. Enquanto um dos grupos se escondia em pontos diversos dos edifícios desativados da Casa de Detenção, uma patrulha tática tinha como missão percorrer a área, encontrar e prender os infratores, além de liberar as vítimas. Cada passo seguia comandos e procedimentos utilizados em operaçoes especiais.

O resultado foi considerado altamente positivo pelo comandante da unidade. "O aproveitamento dos disparos foi muito bom e cresceu bastante a cada fase seguinte do treinamento. Isso pôde demonstrar que o capacitação técnica, o condicionamento físico e a preparação emocional precisam ser constantes, especialmente para grupos táticos", avaliou o capitão Henrique.

A iniciativa contou com o apoio da empresa Heroes Paintball Field, de Aracaju, e deve ser repetido em breve, conforme interesse demonstrado pela Polícia Militar. "Esse esporte, considerado radical, têm milhões de praticantes em diversos países e é utilizado em instruções por algumas das melhores polícias do mundo. Essa parceria deve ser reeditada, devido aos benefícios que rendem durante a formação e a qualificação profissional de policiais militares", garantiu o oficial.

Crescimento

O paintball é um esporte que consiste em um jogo onde duas ou mais equipes competem entre si, usando marcadores carregados com bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. O objetivo é apanhar a bandeira do outro grupo, na forma mais popular do jogo, e quanto mais adversários forem eliminados mais fácil fica de completar a missão.

Nos últimos 10 anos, o esporte revelou um desenvolvimento exponencial e conta já com cerca de 15 milhões de praticantes em todo o mundo sendo que a maior parte está aglomerada em países da América do Norte e na Europa.

A munição consiste em bolinhas feitas de gelatina fina com tinta dentro. A sua velocidade geralmente fica entre 250 e 300 pés por segundo, de acordo com a regulagem do marcador. Apesar de elas não serem letais, os jogadores sempre utilizam a máscara, que cobre os olhos, a boca e as orelhas, pois elas machucam. A tinta da bolinha é biodegradável, atóxica e solúvel em água.

Agradecimento

Em agradecimento, a PM/SE homenageou membros do campo de Paintball com diploma de agradecimento.

Fonte: SSP/SE



  Comentários (2)
 1 Escrito por Aurelio Lima Barreto, em 28/07/2007 às 16:20
Essa parceria será muito interessante para nosso esporte, além de trazer benefícios para a sociedade.
 2 Escrito por Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , em 01/02/2008 às 10:43
A PMSE É UMA POLICIA PREPARADA PARA QUALQUER SITUAÇÃO.

Só usuários registrados podem comentar.
Registre-se ou faça o login.

Powered by AkoComment Tweaked Special Edition v.1.4.6
AkoComment © Copyright 2004 by Arthur Konze - www.mamboportal.com
All right reserved

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Links Patrocinados
Copyright © 2006 - 2024 Paintball Sergipe
Desenvolvido pela Nettrend Tecnologia | Powered by Joomla