Sobre o Paintball - O que é Paintball? PDF Imprimir E-mail

Image
Woodsball
Paintball é um jogo que começou como uma brincadeira praticada por madeireiros do Canadá e Estados Unidos. Estes trabalhadores utilizavam marcadores para atirar bolinhas de tinta nas árvores a serem derrubadas e, no final do expediente, aproveitavam para fazer um tipo de jogo muito popular nos Estados Unidos, chamado "Capture the Flag" (Capture a Bandeira).

Image
Speedball
Alguns dos praticantes desta "brincadeira" resolveram levar a coisa mais a sério, dentre eles estava Bob Gurnsey, considerado o Pai do Paintball. Isto foi há 30 anos e de lá para cá o Paintball sofreu várias mudanças. Os equipamentos se os equipamentos se tornaram cada vez mais sofisticados, com uso de miras laser, marcadores eletrônicos capazes de dar rajadas de 30 bolas por segundo, granadas, bazucas e até tanques.

Basicamente, o paintball é dividido em 2 estilos: o Speedball e o Woodsball (ou cenário). O primeiro é feito num campo repleto de obstáculos infláveis e seus jogadores usam roupas coloridas. É um estilo mais rápido e eletrizante. Já o Woodsball é uma simulação de combates militares, onde seus praticatentes vestem-se como soldados, podendo ser jogado em florestas (wood = madeira) ou em contruções abandonadas (estilo também chamado "cenário"). Já esse estilo os jogos são mais estratégicos, podendo durar horas e é composto de missões, como resgate de documentos, reféns ou mesmo a original captura à bandeira.

O esporte traz várias benefícios aos praticantes, como auto-controle, coordenação, disciplina, entre tantos. Empresas inclusive usam o paintball para identificar em seus colaboradores, aqueles com espírito de liderança. Além disso tudo é um importante aliado de uma das maiores mazelas da atualidade: o stress.

 

É UM ESPORTE SEGURO?

Image Uma idéia que costuma ser erroneamente pré-concebida é a de que o paintball é um esporte violento e perigoso. Este é um julgamento próprio de quem não conhece o esporte. Muitas pesquisas já foram realizadas no mundo sobre a taxa de acidentes nos esportes e o paintball é considerado um dos mais seguros, com uma taxa insignificante de acidentes, que não chega nem perto de outros esportes como futebol, ciclismo, artes marciais, etc. Quanto à violência, no paintball o contato físico é contra as regras, o que já elimina muitos problemas. O único risco neste esporte é o de acidentes com a visão, porém os jogadores de paintball "sempre" utilizam máscaras de proteção PRÓPRIAS PARA PAINTBALL que protegem os olhos, a face e as orelhas das bolinhas. O uso de máscaras adequadas e o correto entendimento e prática das regras de segurança elimina totalmente a possibilidade de que algo dê errado.

Também é necessário que se coloque os Barrel Plugs (tipos de rolhas para serem afixadas na boca do cano) sempre que se termina o jogo e para transportar a ama pela área de circulação do campo. Ignorar estas precauções é um bom modo de ser convidado a se retirar de qualquer campo de paintball!!!

O gráfico abaixo mostra o número de lesões em diversos esportes por grupos de 1.000 jogadores:


Fonte: Mercenários

 
Links Patrocinados
Copyright © 2006 - 2024 Paintball Sergipe
Desenvolvido pela Nettrend Tecnologia | Powered by Joomla