Entrevista com um sniper de cenário e woods PDF Imprimir E-mail
Coletânea de perguntas e respostas a Bruce Charon, um dos Snipers de paintball do Canadá, reconhecidamente eficiente em campo.

Aqui ele conta de sua experiência militar e como ela o ajuda no Paintball e dá dicas de como ser um bom sniper num jogo de woodsball.

  • Você foi militar?... Quando e Onde?

- Resposta: Eu servi na Infantaria do Regimento Real Canadense (Forças Armadas Canadenses) de 1985 à 1994.

  • Qual foi sua área de treino de maior especialização?

- Resposta: Nas Forças Armadas Canadenses, todo soldado passa por vários tipos de treinamentos, o que significa que ele pode executar praticamente qualquer função no Batalhão. Entretanto, eu me qualifiquei como Operador de Metralhadora, morteiros, Controlador de Fogo de Morteiros, Motorista de veículos (tração por rodas e Esteiras), Reconhecimento e Sniper.

  • O que você mais aproveitou durante seu período de serviço militar?

- Resposta: As coisas que eu mais gostei e as quais, subsequentemente mais sinto falta, é a camaradagem e o constante processo de ultrapassar os limites que você achava que tinha. Quando um grupo de homens se esforça além da exaustão e fadiga, ajudando um ao outro por todo o caminho, acabam construindo um tipo especial de laço que é impossível explicar. Desde que eu deixei o serviço militar, nunca mais encontrei esses laços... e disso eu sinto muita falta.

  • Houve algum treinamento ou conhecimento específico que você recebeu durante o Serviço Militar que você aplica nos jogos de Paintball?

- Resposta: Com certeza! Existem muitos aspectos do treinamento militar que se relacionam diretamente com um jogo de Paintball. Algumas coisas são óbvias como a camuflagem e posicionamento, mas algumas outras menos aparentes, como a forma de se mover e andar no campo de jogo. Uma vez que você está no mato, o treinamento vem automaticamente à tona, nem que seus sentidos estejam ligeiramente enferrujados pela falta de uso.

  • Qual treinamento ou manobra você achou mais vantajoso?

- Resposta: A maioria vem das táticas do Treinamento de Reconhecimento, principalmente quando eu estou me movendo furtiva e silenciosamente, diferentemente como seria feito por um Soldado de Infantaria Regular. Ainda como Homen de Infantaria você é instruído quando deve se mover, para onde deve ir, e como deve combater, enquanto nas Patrulhas de reconhecimento, você é instruído a pensar mais, ser mais autosuficiente e tomar a inicitiva - justamente como nos jogos de Paintball.

  • Como sua experiência pessoal militar, afetou seu tipo de jogo?

- Resposta: Eu acredito que o maior benefício no meu estilo de jogo, venha do fato que eu não tenha que para para pensar no que fazer em cada situação. Meu corpo apenas sabe o que deve ser feito e isto vem das constantes e repetitivas horas de treinamento militar, que condicionam permanentemente seu corpo e mente.

  • Quais são as similaridades mais elementares entre o Sniper militar e o Sniper de Paintball (obviamente aquelas que não dizem respeito ao sucesso ou fracasso de cada função)?

- Resposta: As maiores similaridades vem da movimentação furtiva e do tiro á partir de uma posição camuflada.

  • Então, quais são as diferenças mais fundamentais?

- Resposta: Existem grandes diferenças no paintball:

- A maior de todas é que no Paintball não há medo. Em combate, se as coisas fojem de controle, você morre... no paintball, você toma um bocado de tinta, vai pra uma Zona Neutra, bebe um pouco de água, se limpa e volta pro jogo!
- Nos jogos de Paintball há muito menos tempo para se fazer as coisas. Você não tem o dia inteiro para rastejar até uma boa posição de tiro, ou duas horas para conseguir um bom enquadramento para um tiro perfeito. As coisas acontecem muito mais rápidas.
- Tudo também acontece muito mais perto. Não há combate à distância, porque todos tem equipamentos similares com características e limitações similares.
- No Paintball sua principal função é atirar e eliminar o oponente com tinta. Exuste muito pouco de reconhecimento, abertura de caminhos, ratreamento e busca de informações de inteligência.

  • Existem certos tipos de técnicas militares (segredos de profissão) que você usa consistentemente e provêm boas taxas de sucesso nos jogos de Paintball?

- Resposta: A coisa mais importante que você deve fazer é se manter abaixado, mover-se lentamente e ser paciente. Encontre um bom local para se esconder e que lhe possibilite uma boa linha de tiro e espere. As pessoas adoram atirar e irão avançar para tentar te achar... portanto, você apenas deve esperar que eles venham.

  • Quando foi sua primeira partida de paintball e como você começou a se envolver com o esporte?

- Resposta: Eu comecei a jogar Paintball nos anos 80. Eu comecei a escutar notícias sobre o Paintball atravéz da TV o que me deixou interessado e curioso. Então eu fiz uma pesquisa e encontrei uma edição da revista "Action Pursuit Games", largada em um canto de uma banca de jornais. Como eu não conhecia nenhum campo nas redondezas, nem tão pouco nas cercanias eu escrevi uma carta à APG perguntando se eles sabiam da exist~encia de algum campo de jogo na Nova Escócia. Eles publicaram a carta e um mês depois eu recebi o contato de um dos proprietários de um campo cahmado Spatshot. Eu então liguei pra lá e peguei alguns detalhes da operação do campo, indo jogar em seguida... daí, eu fui fisgado e nunca mais larguei!

  • De quanto em quanto tempo você joga?

- Resposta: Eu jogo paintball sempre que eu posso. O inverno aqui não é propício ao jogo, mas eu tento ir jogar assim mesmo, de duas à quatro vezes por mês (Wood e Speed).

  • Onde você joga?

- Resposta: O campo que é nosso lar (meu e do meu time) e que é nosso principal patrocinador é o Mersey Road Paintball (http://www.merseyroad.com/)em Nova Escócia (o melhor campo de Speed no leste Canadense). Eu também jogo Speedy com meu time (TIPPINATORS - Three-man Speedbal Team) no Overkill Sportz em Mount Uniake (Nova Escócia). Nós temos grandes campos de Speedball e alguns ótimos jogadores.
O Mersey Road Paintball tem um campo incrível de Wood. Eles tem o campo de Speed ao lado de um enorme campo de mata com edificações, torres, bunkers, mata cerrada, material de primeira para o aluguel e um pessoal muito amigável que faz qualquer um se sentir bem-vindo. Depois da minha primeira visita ao Mersey Road Paintball, eu fiquei tão impressionado com a estrutura do campo, com a equipe de profissionais e usuários, que simplesmente não larguei mais. Eu não tenho nada à dizer sobre Jim e Howie Laglois (os proprietários do campo), senão elogios.

  • Quais são seus aspectos preferidos do Paintball de Mata?

- Resposta: Como na vida militar. a camaradagem com os companheiros de time e o tempo que eu passo com meu filho são os apectos que eu mais aprecio. Todavia uma das coisas mais interessantes na modalidade é que ela é um esporte e qualquer pessoa de qualquer idade pode competir com sua máxima performance sem se preocupar com nada. Em quantos outros esportes você vê um homem de 40 anos competindo com um garoto de 12 anos, em relativa igualdade? O Paintball é um esporte verdadeiramente especial. Eu só espero que mais pessoas descubram isso, e comecem logo à praticar!

  • Em quais outras posições táticas você normalmente atua quando joga Paintball de Mata?

- Resposta: Eu realmente adoro jogar como "fuzileiro Médio", o que me permite ficar "no meio das coisas",e vou alterando minha posição tática de acordo com a necessidade e o desenvolvimento do jogo. Entretanto, usualmente, eu tenho percebido que após uma hora de jogo, que algumas pessoas tentam me seguir nesse processo... o que me força a assumir o papel de "Team Leader". Obviamente que eu estou sempre agindo como Sniper sempre que eu tenho chance... afinal, velhos-hábitos nunca morrem!

  • Qual é seu marcador de escolha?

- Resposta: Eu amo minha Tippmann A5. Eu a modifiquei para parecer de fato com um fuzil real, com o qual eu havia me habituado a trabalhar na vida militar. Para mim a A5 é um Marcador polivalente perfeito! Ela é fácil de se customizar, durável, simples, com preço acessível, de fácil manutenção e operação. O melhor de tudo é que ainda posso usa-la em qualquer posição tática no paintball de Mata e eventualmente em jogos de Speed!

  • Como você poderia descrever seu estilo de jogo?

- Resposta: Eu sigo a discrição do Homem de Infantaria! Eu sempre jogo honestamente e procuro me divertir. Se eu sou atingido... Ok... Se eu marco alguém... ótimo! Vai tudo bem quando todo mundo se diverte!

  • Qual é o atributo mais importante de um Sniper de Paintball?

- Resposta: Para ser um bom Sniper de Paintball você deve ter paciência, auto-controle, nervos de aço, e o mais importante: A habilidade de aprender com seus próprios erros. Ninguém sabe tudo! Eu procuro aprender algo novo a cada jogo que participo e esta é a única forma de se conseguir melhorar!

  • Quais são as 05 dicas mais quentes para um Sniper de Paintball?

- Resposta:

1. Imagine o que a pessoa que está olhando eu sua direção irá ver... e não o que você vê! Esse é uma dica difícil de entender, mas muito importante! tente imaginar como você parece à partir do ponto de vista do seu alvo e então faça tudo que puder para se manter "invisível" à esta percepção alheia!

2. Sempre combine sua camuflagem com o ambiente em que você está... não pense que só por estar com um Traje Guille, você está completamente invisivel à percepção do inimigo. observe a vegetação à sua volta e modifique sua camuflagem para que ela se adpte ou se assemelhe ao ambiente. Estar em meio a um pinheiral, coberto de margaridas não irá juda-lo muito!

3. Seja paciente. Se possível espere até que o alvo passe por você para poder atingi-lo.

4. Planeje sua rota-de-fuga! Tão logo quanto você dispara, seus oponentes irão descobrir onde você está. Você consegue escapulir discreta e seguramente de seu último local de tiro para outro local?... Se não, mude sua localização. Se possível pré-estabeleça (defina) quatro ou cinco locais de tiro no campo de jogo, antes das partidas começarem.

5. Pratique muito com seu Marcador, tipo de cano e bolinhas (marca) e conheça plenamente suas capacidade e limites. Todas as dicas de camuflagem e movimentação furtiva não irão ajudar se você não conseguir atingir seu alvo! procure investir em diferentes tipos de bolinhas até achar uma que seja ideal para você!

  • Quais são as dicas "DO QUE NÃO SE DEVE FAZER" para um Sniper de Paintball?

- Resposta:

1. Nunca dispare cedo demais. Espere o momento certo para disparar e ter certeza que vai acertar e eliminar seu oponente.

2. Não se posicione próximo a edificações ou Bunkers. É muito mais fácil para os olhos identificarem uma forma que não se encaixe com a geometria ou arquitetura de uma edificação.

3. Se mantenha fora das trilhas ou linhas de drenagem (caminho de água) na mata. Não se esconda onde as pessoas caminham e prefira ficar às margens deles, dificultando sua detecção.

4. Sempre que estiver em "combate", se mantenha abaixado! Caminha agaixado, rasteje, role e faça de tudo para evitar ser detectado antes de assumir sua posição de tiro. Mas... se você não consguir avistar nenhum oponente no campo de jogo, se mova o mais rapidamente possível para sua posição de tiro, de forma a evitar ter que se mover realmente com muita cautela quando eles chegarem.

5. Mantenha-se afastado de outros jogadores do seu time... eles sempre atrairão a atenção dos "inimigos", dando a você tempo para "trabalhar"!

  • Quais são erros mais comuns que você percebe que os Snipers de Paintball cometem?

- Resposta:

- A maioria atira cedo de mais, denunciando sua posição, e permitindo que os oponentes se organizem e o eliminem.
- A maioria também não adapta sua camuflagem ao ambiente... SEMPRE PRESTEM ATENÇÃO AO AMBIENTE!
- Forçar o Combate! Não se apresse demais em entrar em uma troca de tiros. Se acontecer... paciência, paciência, paciência.

Fonte: Paintball Cenario




  Comentários (5)
 1 Escrito por James, em 09/11/2007 às 13:51
Como sempre, matérias muito consistente, para que possamos aprimorar o nosso paintball sergipano. 
Parábens por + está matéria!
 2 Escrito por Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , em 10/11/2007 às 16:05
Sei não... só tem militar... rsrsrs. Pq vcs não se alistam na LEGIÃO ESTRANGEIRA?
 3 Escrito por Lauro, em 12/11/2007 às 08:43
Boa, vão lutar jonto com Van Dame. rsrsrs...
 4 Escrito por Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , em 14/11/2007 às 18:19
Aurélio na verdade gostaria de saber se a gente vai jogar neste sábado dia 17.11.2007, lá no parque dos cajueiros. SELVA
 5 Escrito por Aurelio Lima Barreto, em 15/11/2007 às 06:39
Mandei até um email direto pra vcs sobre isso. 
Eu nao vou poder, pois tenho concurso no domingo.

Só usuários registrados podem comentar.
Registre-se ou faça o login.

Powered by AkoComment Tweaked Special Edition v.1.4.6
AkoComment © Copyright 2004 by Arthur Konze - www.mamboportal.com
All right reserved


 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Links Patrocinados
Copyright © 2006 - 2024 Paintball Sergipe
Desenvolvido pela Nettrend Tecnologia | Powered by Joomla